segunda-feira, 16 de maio de 2016

CURIOSIDADE

Tenho evitado falar do Governo Temer. Estou razoavelmente informado da situação no Brasil, vista do lado das classes médias tradicionais (as profissões liberais clássicas, docentes universitários, escritores, intelectuais), mas o meu conhecimento dos bastidores do milieu político é reduzido. Escrevo hoje porque todos os dias leio dezenas de textos — na imprensa, Facebook, blogues — a invectivarem a falta de qualidade dos novos ministros, a ausência de mulheres e negros, etc. Eu não teria tanta certeza sobre não haver negros, mas isso agora não interessa. Visto à distância, o actual Governo brasileiro parece mau de facto e de jure. É evidente que ter o ministério da Ciência tutelado por um pastor da IURD não lembrava ao Diabo. A questão que gostaria de colocar é a seguinte: alguém é capaz de nomear três ministros de Dilma com currículo profissional e perfil pessoal que os habilitassem a integrar um Governo europeu civilizado? Não estou a defender o golpe constitucional que afastou Dilma. Estou só curioso de conhecer a opinião das pessoas que, pelos vistos, são tu-cá-tu-lá com os ministros cessantes.