sexta-feira, 16 de outubro de 2015

ESCREVER DE OUVIDO

Vamos dar de barato que os jornalistas não são obrigados a saber História, nem sequer a dos últimos trinta anos. Nessa medida, devem abster-se de disparates. Como é que o editor de política do Público deixou passar este parágrafo assinado por Sofia Rodrigues:

«Na coligação, o entendimento é o de que será um acordo que servirá para “suplantar” os resultados eleitorais e que não foi aceite no passado em situações semelhantes [...] até por Mário Soares, que em 1987, quando era Presidente da República, recusou um acordo entre PS, PRD e apoio parlamentar do PCP, preferindo dar posse ao governo minoritário de Cavaco Silva

Factos: Soares não deu posse a nenhum governo minoritário em 1987. Esse governo vinha de 1985. O que Soares não aceitou, em 1987, foi substituir o Governo de Cavaco por um Governo de Constâncio. A 3 de Abril de 1987, o PRD apresentou uma moção de censura ao Governo, a qual foi aprovada pelo conjunto da Esquerda. O Governo caiu. E Soares, recusando um novo governo (Constâncio com apoio parlamentar do partido de Eanes) sem eleições prévias, dissolveu o Parlamento, convocando eleições para 19 de Julho. Nessas eleições, Cavaco obteve a sua primeira maioria absoluta.

Escrever de “ouvido” nunca dá bom resultado.